Páginas

domingo, 3 de abril de 2011

Via Láctea - Olavo Bilac

Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso! E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto,
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite enquanto
A via Láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E ao vir do Sol, saudoso e em pranto
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: "Tresloucado amigo
Que conversas com elas? Que sentido
Têm o que dizem, quando estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas."
(Olavo Bilac)

Até parece que Olavo Bilac, o “Príncipe dos Poetas”, foi inspirado pelO Pequeno Príncipe. Vejam como os textos são semelhantes:

“Tu serás sempre meu amigo. Terás vontade de rir comigo. E abrirás às vezes a janela à toa, por gosto ... E teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu. Tu explicarás então: "Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!" E eles te julgarão maluco. Será uma peça que te prego ... Será como se eu te houvesse dado, em vez de estrelas, montões de guizos que riem ..." (Trecho de O Pequeno Príncipe)

O mais interessante é que Bilac nasceu e faleceu bem antes de Saint-Exupèry.

Nenhum comentário:

Postar um comentário